Adriana Soares
Nascida no Rio de Janeiro, vive em Roma desde seus 14 anos. Começou sua carreira no campo da Moda: jovem modelo, primeiramente; depois,fotografa. Trabalhou com Gianfranco Ferrè, Krizia, Alviero Martini, RaffaellaCuriel, Tombolini. Foi estudando Técnica de Fotografia, aperfeiçoando-se em Pòs-Produçao e Fotoretoque que preferiu dedicar-se às imagens artísticas.
Adriana descende de profissionais ligados às Artes e assim, habituou-se a viajar desde muito pequena. Sendo assim, era inevitável que desenvolvesse sua sensibilidade existencial, a qual se torna, no cotidiano atual, cadavez mais voltada aos aspectos sociais dos povos e profundos da alma humana.
Os temas em torno de paisagen se paìses são centrais em suas obras: passa do fìsico ao onìrico, muitas vezes,complementando ou confundindo propositalmente aquilo que é extemporaneo ao ser,bem como atingindo suas entranhas. E muitas vezes, enfoca seu pròprio universo interior, como procede no tema “Infancia”.
Curioso é notar como a artista aprumourecordaçoes e imagens da menina carioca que foi, passando rapidamente a uma adolescência italiana, não somente em representaçoes de um passado pleno de nostalgia, mas apontando elementos-chave para evocar (através de simbologia) os arquétipos femininos infantis, agora relidos com interpretaçao de adultaitalo-brasileira.
No trabalho atual, Adriana retrata a infância do ponto de vista materno: evidencia, através de jogos deluzes e sombras, a beleza do corpo feminino ao acolher nova vida. Como técnica,rotula sua ação criadora de “Soul PhotoDigiPaintingArt” . Nestes meses de verão europeu, suas obras estão presentes na “Triennale di Arti Visive di Roma”, no contexto de “Geometrie Riflesse”.
Texto de apresentação da artista AdrianaSoares, em Portugues, feito por Graça Montenegro.
Julho, 2014, Roma.